quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Graça Versos Contrato

Graça Versos Contrato
Mt 20:1-16 | Objetivo: Confiança em Deus
Introdução: Jesus compara o reino dos céus a um dono de casa que contratou trabalhadores para sua vinha. Podemos entender que Deus é o dono de uma casa espiritual na qual somos convidados para ser filhos porém também somos servos do reino e nesta parábola veremos que existiu uma diferença importante entre contratados e filhos.
Os homens que foram contratados no começo da colheita tinham a palavra do dono da vinha que receberiam 1 denário, valor justo para o trabalhador daquela época, porém os que foram contratados depois e trabalharam menos confiaram no dono da casa que não combinou o salário e acreditaram que o que viesse seria lucro e então receberam também 1 denário. A indignação tomou conta dos contratados pois eles se a chamam no direito de receberem mais.
Podemos destacar duas mentalidades diferentes e aqui fica uma pergunta. Estamos esperando um valor combinado ou estamos confiando na bondade do Pai? O Senhor quer que nós confiemos na bondade dEle

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:11-13

Deus é sempre mais generoso com os que já estão gratos do que com os que ainda esperam ser agradados. A maior proposta de Deus já foi realizada, o verdadeiro milagre foi a salvação através da cruz do calvário, todo o resto que Deus pode e quer fazer precisa ser encarado como lucro.
Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:18-19

Favor eu não cobro, favor eu não mereço de Deus, é graça!

Essa passagem nos mostra a diferença em quem vive da graça e quem vive da lei. A lei exige justiça enquanto a graça nos justifica. Se você pensar bem, em termos humanos, quem trabalhou mais deveria ganhar mais, mas o Reino não é humano o Reino de Deus é divino e Deus não nos dá segundo a lei, mas segundo a graça.
O que merecíamos? Você já pegou uma caneta (algo) emprestado e não devolveu? Você já olhou para um homem/mulher com desejo carnal? Você já mentiu?
Se a resposta foi sim para todas as perguntas então somos: ladrões, adúlteros e mentirosos e a bíblia diz:
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:10

Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22:15

Se nós estivermos esperando da lei (contrato), se nós quisermos a justiça de Deus (ex.: -Você tem de me dar o que eu mereço Deus!) então seremos culpados e condenados, porém se nós confiarmos em Deus e em sua bondade, entendendo que não merecemos nada, então receberemos de graça o que nunca poderíamos receber, a salvação de nossas almas. A mentalidade da lei nos escraviza na religiosidade, a mentalidade da graça nos liberta.

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gl 5:4
Religiosidade é querer meu salário maior ainda do que o combinado, é inventar a lei que nem eu mesmo passo no critério a graça é entender que não sou eu, é ELE. Jesus é quem me sustenta e me justifica.

A religião inveja a adoração e se ira quando o adorador recebe o que ele não merece. Profetize na vida do seu irmão: - VOCÊ SEMPRE RECEBERÁ muito mais e melhor do que espera SE VOCÊ FOR GRATO! Deus recompensará os que confiam nEle.

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:31
Conclusão: Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros últimos; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 20:16
Isso me gera temor, pois se eu me achar primeiro, merecedor, já estou salvo, já está bom, eu mereço, então posso ser colocado para fora do reino:
Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este último tanto como a ti. Mateus 20:14
Que nós sejamos sempre os que olham para a cruz com gratidão, não nos achando dignos de receber, não nos colocando no direito de nada pois na verdade merecíamos a morte, mas Ele nos perdoou, por isso perdoamos os que nos tem ofendido. Porque eu não merecia agora não posso me achar no direito. Eu não merecia a prosperidade, então sou dizimista, primiciador, ofertante, porque não é meu e sim é de Deus. Porque eu não merecia alguém que se dedicou a mim para me ganhar, consolidar, discipular e enviar então agora eu faço o mesmo a outros.
Somos filhos do Reino do seu amor e guiados pelo Espírito de Gratidão.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Rm 8:14

Ap Cassius Marcello
Objetivo da semana que será repassado a todos da célula: Orar pelos apóstolos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...