terça-feira, 31 de março de 2015

INVEJA, O CONBUSTÍVEL DO ÓDIO

INVEJA, O CONBUSTÍVEL DO ÓDIO

Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado. Mt 27:17-18

Objetivo: expurgar a inveja dos nossos corações e repelir o ataque da inveja

Introdução: Por inveja o sinédrio entregou Jesus a Pilatos, a inveja foi a motivação assassina dos fariseus e isso precisamos repudiar dos nossos corações.

O que é a inveja? 1 Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem. 2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta. (dicionário online Michaelis)
A inveja é uma espécie de câncer que trabalha corroendo o caráter cristão e impedindo a genuína conversão.

O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Pv 14:30
Ex.: A inveja não é querer ter um carro como o irmão tem. O invejoso pensa assim: - eu quero aquele  carro daquele irmão e passar na frente dele a pé para que ele sinta o ódio que eu senti quando viu ele passando de carro.

Cristãos tem inveja?

A inveja pode estar na vida de quem prega a palavra, então é melhor examinar dentro dos nossos corações com muito cuidado.
Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Filipenses 1:15

Uma pessoa pode ser líder de célula, pastor, evangelista, etc e ser invejosa, pois inveja é uma iniquidade escondido no coração, os que pregam por inveja desejam os discípulos de outro ministério e o nome disso é proselitismo um pecado que Jesus condenou com veemência em Mt 23.15 (não precisa ler). E muitos serão os que levarão uma grande multidão para o céu e por cometerem pecados assim irão para o inferno.

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:23

UMA PESSOA CHEIA DE INVEJA VENDE ATÉ SEU IRMÃO

E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. Atos 7:9

Muitas vezes vemos pessoas que motivadas por esse sentimento maligno vendem, contam fofoca, ou fazem intrigas contra pessoas da sua própria igreja. Pessoas que contam o pecado do seu irmão não para ajuda-los e sim para vendê-los. Você já vendeu alguém assim? “sabe o que fulano fez com siclano?”. Que coisa mais feia é a fofoca e o mexerico.

Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos: Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. Salmos 50:19-22

PROCURANDO O PROBLEMA E VIVENDO A SOLUÇÃO

Quando falamos de fofoca, inveja, contenda sempre temos a tendência de olhar para os lados e buscar um culpado. “essa mensagem é pra fulano, pra siclano”. Mas essa mensagem não é pra ninguém além de nós mesmos. Somos nós invejosos? Como saber?

Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Tiago 3:16

Quando uma pessoa que esconde inveja tem: 1) Ódio enrustido 2) facção (panelinhas) são formadas 3) brigas e discussões sempre estão presentes 4) Acusação contra líderes e pessoas da equipe 5) Todo o tipo de conversas maldosas. Isso está presente nas nossas vidas?

A NOSSA SOLUÇÃO É:

1)     Ser verdadeiro com nossos sentimento e admitir para ser tratado

Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Tiago 3:14

Precisamos encarar nossos sentimentos com a verdade da palavra e nos arrepender do erro deste pecado que fica disfarçado e escondido em muitos corações.

2)     Nascer de novo
Precisamos ser espirituais, precisamos morrer na carne, ir para cruz e matar a inveja e o sentimento faccioso, pois a carne não converte e ela precisa morrer.

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 1 Coríntios 3:3

Conclusão: o fogo prova o que estamos carregando junto ao coração. Um dia o Ap Paulo estava carregando gravetos para levar ao fogo e quando os jogou, uma cobra pulou dos gravetos e picou sua mão. At 28.3-5.

Podemos aprender que o fogo prova tudo. Quando passamos por dificuldades e momentos de correção de Deus, tudo o que nós carregamos junto ao coração vem a tona.

A receita é sacudir a serpente no fogo, matar a inveja, o sentimento de ódio e vingança. É mais fácil falar do que fazer, mas vamos vigiar constantemente para que o inimigo não ganhe espaço na nossa vida.
Apelo. Profetize por portas de emprego, cura de enfermidades dos discípulos e família.
AP. Cassius Marcello Machado

Objetivo da semana: levar e preparar pessoas para o QUEIMA DE ARQUIVO nessa semana. Trazer a lista de batizandos na reunião de M12 na sexta 17h00. FALAR MUITO SOBRE A IMPORTANCIA DE PARTICIPAR DOS 4 DIAS DE PÁSCOA 5 A 8 ABRIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...