segunda-feira, 19 de março de 2018

A OBRA DE ADÃO

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:12-21


Introdução: Qual foi a obra de Adão? A origem da ofensa contra Deus. Porque ele saiu da vontade de Deus para realizar a vontade vinda de Eva que veio do diabo. Esse Pecado foi transferido e a bíblia diz que o motivo de um bebe nascer pecador não é o pecado que ele cometeu, mas o que Adão cometeu. Sem ter tido tempo de pecar o bebe nasceu pecador pelo pecado de Adão e por isso ele vai pecar.
1. ADÃO É ORIGEM (PORTA) DE TODOS OS HOMENS (PRIMÍCIA) RM 11.16
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12

Isso nos mostra que a bíblia é a Palavra de Deus porque não conhecemos homem que viva eternamente na terra e não conhecemos também homem natural que não tenha pecado, mas o fato aqui é frisar que você não é pecador pelo que você fez e sim pelo que Adão fez. Quando nós cometemos pecado só confirmamos o que Adão fez de nós.
A obra do 1º Adão foi nos tornar pecadores.
2. EXISTEM DOIS ADÕES
A bíblia nos mostra que Adão era a figura de alguém que haveria de vir a terra, veja:
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.  Romanos 5:14

Adão é a figura de Jesus o Segundo Adão. Talvez você diga, mas que figurinha ruim! Concordo que o primeiro Adão é o homem natural que veio com toda a perfeição de saúde, prosperidade, inteligência, capacidade, mas que mesmo assim escolheu o caminho da ofensa, que é ABRIR MÃO DA VONTADE DE DEUS PARA fazer sua própria vontade.
Mas o Segundo Adão veio diferente. Jesus disse: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38
Por isso a obra redentora do Segundo Adão é chamada de GRAÇA.
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Romanos 5:17,18

Você não é feito justo pelo que você fez e sim pelo que Jesus fez de você. Quando você pratica justiça você confirma o que Jesus fez de você. O 2º Adão te fez Justo
3. MUITO MAIS DOM do que OFENSA
A grande pergunta agora é debaixo de qual Adão eu confio estar?
Quando um justo peca ele precisa se lembrar do que Jesus fez dele. Muito mais perdão do que pecado, Deus vai me perdoar se eu me arrepender. Veja todos esses versos da bíblia.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Romanos 5:9

A obra de Jesus o Segundo Adão é muito melhor e mais poderosa do que a obra do primeiro. Se o Primeiro nos fez pecadores o Segundo Adão nos fez muito mais JUSTOS.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Romanos 5:10

O Primeiro nos fez inimigos o Segundo nos Reconciliou Eternamente.
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Romanos 5:17

Que ótima notícia, a morte que reinava na minha vida por Adão agora perdeu o lugar para a vida de Cristo que me faz Reinar com Ele pelo dom da Justiça.
CONCLUSÃO: COMO RECEBER O SEGUNDO ADÃO? Se o primeiro foi recebido quando eu nasci o segundo também é assim:
1.       EU PRECISO NASCER DE NOVO
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:5,6

a.       Nascer de novo é crer que o Dom da Justiça em Cristo é maior que a ofensa do primeiro Adão. É também se entregar à vontade do Pai para não andar na mesma ofensa de Adão. E reinar com aquele que vive dentro de mim. Jesus é o meu Segundo Adão!

b.      Nascer da água é estar em constante limpeza. Uma pessoa não está limpa porque tomou 1 banho da sua vida. Todo dia eu preciso me limpar pela Palavra de Deus para entender a vontade dele e me lavar da minha vontade que me quer levar a independência de Deus.

c.       Nascer do Espírito é receber poder para dar Testemunho de que eu Reino sobre meus erros e vivo para o Cristo que me salvou e libertou. Precisamos ganhar almas, trazer pessoas nos cultos e na célula é a missão de quem quer ser ainda mais cheio do Espírito Santo.

ORAÇÃO: VAMOS nascer de novo. Entregue sua vida ao Segundo Adão, se coloque na lista do próximo batismo. Creia que o que Jesus fez é maior e melhor do que você já fez até hoje.
Ap. Cassius Marcello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O verdadeiro propósito da Lei

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.  Marcos 3:4 introdução: O que temo...